HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 Busca no Site
 
Instituição
Quem Somos
Unid. Hospitalares
Ensino
Pesquisa
Licitações
Cursos e Eventos
Publicações
Imprensa
Projetos Sociais
Sites de Interesse
Informações Úteis

 
Governo do
Estado de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História do HC

 

 

PRESIDENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO

Benedicto Augusto de Freitas  Montenegro nasceu em São Paulo, Capital, em 7 de abril de 1888. Formou-se pela Faculdade de Medicina de  São Paulo tornando-se cirurgião e professor universitário. Foi diretor da Faculdade de Medicina  e  presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1943 a 1947, quando deu início a construção dos Institutos de Ortopedia e Traumatologia e de Psiquiatria.










Renato Locchi
nasceu em Anhembi, Estado de São Paulo, em 7 de maio de 1896. Formou-se pela Faculdade de Medicina de  São Paulo onde fez doutorado, em 1925  e  livre docência  em 1936.  Participou como membro do III Congresso Federativo Internacional de Anatomia, em Amsterdã, além de participar de muitas  outras  associações nacionais e  internacionais. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de  1947 a 1950.









Jayme Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti
nasceu em  São Paulo, Capital,  em 8 de fevereiro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina  de São Paulo em 1923, onde defendeu tese de doutorado. Foi “Fellow” junto à Universidade de Harvard onde recebeu  o título de “Research Fellow”. Foi assistente de Fisiologia, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo. Exerceu o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, de 1950 a 1956.









João de Aguiar Pupo formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro. Desempenhou os cargos de  inspetor chefe dos Serviços de Profilaxia da Lepra do Serviço Sanitário de São Paulo,  preparador da cadeira de Química Médica, professor substituto da mesma disciplina em 1914, regente da cadeira de Terapêutica em 1917 e  professor catedrático de Clínica Dermatológica e Siligráfica. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1956 a 1959.









Eurico da Silva Bastos
formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde chefiou o departamento de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental e 3ª Clínica Cirúrgica do Hospital das Clínicas.
Professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo  foi o primeiro médico  de São Paulo a ocupar a presidência do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1959 a 1963.








João Alves Meira
formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi o primeiro assistente da cadeira de Parasitologia e assistente voluntário na 3ª cadeira de Clínica Médica. Em 1944,  dirigiu o Hospital Evandro Chaves, em Belém do Pará
Prestou concurso para a cátedra de Clínica de Doenças Tropicais e Infecciosas da Faculdade de Medicina em 1951.  Exerceu os cargos de  diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo de 1963 a 1970.









Paulo  Almeida de Toledo
formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1938. Exerceu a cátedra no departamento de Radiologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina e como professor titular participou das reuniões científicas do Hospital das Clínicas.  Dedicou-se ao curso curricular de Radiologia da Faculdade de Medicina incentivando a pesquisa científica no setor da Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1970 a 1974.








Carlos da Silva Lacaz
nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 19 de setembro de 1915. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1940. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1974 a 1978. Participou da criação do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, em 1958 e  secretário de Higiene do Município de São Paulo.  Foi o criador e organizador do Museu Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.








Mário Ramos de Oliveira
nasceu em São Paulo, Capital. em 11 de julho de 1918. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 1953, tornou-se doutor e livre-docente  pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e da Câmara de Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da Comissão Administrativa dos Estagiários do Hospital das Clínicas. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1978 a 1982.








Silvano Mário Atíllio Raia nasceu em  São Paulo, Capital em 1 de setembro de 1930. Formou-se pela Faculdade de Medica da Universidade de São Paulo, em 1956. Fez doutorado pela Universidade de Londres e  livre-docência da Faculdade de Medicina da USP. Foi  professor titular do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina e responsável pela Unidade de Fígado do Hospital das Clínicas. Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1982 a 1986.








Fábio Schmidt Goffi nasceu em 16 de março de 1922. Formou-se pela Escola Paulista de Medicina. Foi professor titular do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, livre docente em Técnica Cirúrgica em 1966,  professor adjunto, professor  titular e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e   presidência  do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1986 a 1990.











Adib Domingos Jatene
nasceu em Xapuri, no Acre, em 4 de junho de 1929. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1953. Trabalhou no Hospital das Clínicas  e no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.  Construiu o primeiro aparelho coração-pulmão artificial, sendo autor de  cerca de 270 trabalhos científicos e 133 trabalhos publicados. Foi diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1990 a 1994 (licenciou-se  por oito meses em 1992).







Álvaro Eduardo de Almeida Magalhães  nasceu em Eleutério, Município de Itapira, Estado de São Paulo em 2 de agosto de 1925. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Fez doutorado pela Universidade de Medicina de Ribeirão Preto, livre-docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi professor adjunto e titular de  Radiologia da Faculdade de Medicina da USP. Exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, durante oito meses em 1992, em substituição ao doutor Adib Jatene.








Marcello Marcondes Machado
, nasceu em  São Paulo, Capital,  em 14 de setembro de 1933. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1958. Fez residência médica no Hospital das Clínica, doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pós-graduação, na Washington University, EUA  e  a livre docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Exerceu os cargos de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Deliberativo de 1994 a 1998.








Irineu Tadeu Velasco nasceu na cidade de São Paulo, em 26 de setembro de 1946. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1971. Obteve o doutorado pela Universidade de São Paulo em 1977 e a livre docência em 1982. Desenvolveu diversas atividades de pesquisa e foi professor titular da Faculdade de Medicina no Departamento de Clínica Médica. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1998 a 2002.







DIRETORES CLÍNICOS

Francisco Elias de Godoy Moreira nasceu em Itatiba, Estado de São Paulo, em 8 de novembro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Doutorou-se na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo,  obteve  o título de docente-livre na mesma Faculdade e no ano seguinte, ascendeu a cátedra. Foi o idealizador, construtor e o primeiro diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.










Cantídio de Moura Campos nasceu em Botucatu, Estado de São Paulo, em 21 de outubro de 1889. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1912. Foi professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e   reitor da da mesma universidade. Dirigiu a Academia de Medicina de São Paulo, a Sociedade Franco-Brasileira de Medicina, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Escola de Odontologia e Farmácia, chefe da Clínica do Hospital Central da Santa Casa.  Foi  diretor clinico do Hospital das Clinicas de 1946 1961.








Adherbal Pinheiro Machado Tolosa nasceu  em São Manoel do Paraíso, Estado de São Paulo, em 22 de dezembro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde  tendo defendeu sua tese  de doutorado em 1923.
 Em 1926 recebeu o título de docente-livre da Clínica Neuriática e Psiquiátrica. Ingressou na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1931. Foi presidente da Academia de Medicina de São Paulo em 1960 e diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1962 a 1969.








Sebastião de Almeida Prado Sampaio nasceu em Casa Branca, Estado de São Paulo, em 1919. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1943. Em 1950 foi aprovado em concurso de docência livre  e em 1951 completou sua formação no exterior. Em 1960, assumiu a cátedra de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi membro do Comitê Internacional de Dermatologia, fundou a Seção de São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Exerceu o cargo de  diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1970 a 1978.








Emílio Mattar nasceu em  São Paulo, Capital,  em 21 de setembro de 1916. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1939. Viajou de  1941 a 1944, para os Estados Unidos, onde trabalhou em várias universidades. De volta ao Brasil foi designado assistente do Serviço de Moléstias da Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas.
Em 1949 fez seu doutorado e livre docência pela  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1978 a 1982.








Antranik Manissadjian nasceu em Alepo, Síria, em 19 de junho de 1924. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1949. Foi médico interno e residente no Hospital das Clínicas até 1958. Defendeu tese de doutorado e obteve o título de livre docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi membro de diferentes sociedades médicas nacionais e estrangeiras. Foi membro do Conselho Deliberativo e exerceu o cargo de diretor clínico do Hospital das Clínicas de  1982 a 1994.









Milberto Scaff formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1966. Foi médico assistente da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas, doutor de Neuropsiquiatria da Faculdade de Medicina da USP de 1971 a  1975 e livre docente de 1975 a 1986.  Foi  médico supervisor da Equipe Médica II do Serviço de Neurologia, diretor do Serviço de Neurologia Clínica e da Divisão de Clínica Neurológica do Instituto Central.  Professor titular foi  membro do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas e  exerceu o cargo de diretor do mesmo hospital de 1994 a 1999.







Giovanni Guido Cerri nasceu em Milão, na Itália. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1976. Especializou-se em ultra-sonografia e tomografia computadorizada na Universidade de Birminghan, Alabama, EUA. Foi  professor do departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina, onde concluiu sua livre docência em 1986. Foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de 1999 a 2002, diretor da Faculdade de Medicina da USP, presidente do Conselho Deliberativo do H.C e presidente do Conselho Curador da Fundação Faculdade de Medicina.







Irineu Tadeu Velasco nasceu na cidade de São Paulo, em 26 de setembro de 1946. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1971. Obteve o doutorado pela Universidade de São Paulo em 1977 e a livre docência em 1982. Desenvolveu diversas atividades de pesquisa e foi professor titular da Faculdade de Medicina no Departamento de Clínica Médica. Foi diretor da Faculdade de Medicina e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1998 a 2002.







SUPERINTENDENTES

 

Odair Pacheco Pedroso formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1932. Foi o responsável por uma nova era na história da organização hospitalar brasileira. Participou da Comissão de Organização e Instalação do Hospital das Clínicas, onde implantou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de arquivo médico. Foi  o primeiro superintendente  do Hospital das Clínicas de outubro de 1943 a março de 1944 e posteriormente,  de 1959 a 1963.










Enéas de Carvalho Aguiar nasceu em Capivari, Estado de São Paulo, em 16 de fevereiro de 1902. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.  Foi diretor do Sanatório Aimoré, em Bauru, São Paulo e superintendente do Hospital das Clínicas de 1944 a 1958. Exerceu outros cargos como: assessor técnico do serviço social do Jockey Clube de São Paulo, diretor assistente do Hospital São Joaquim da Real Beneficência Portuguesa de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Hospitais e colaborador nos Laboratórios Fontoura.








Reynaldo Neves de Figueiredo
nasceu em  São Paulo, Capital, em 8 de junho de 1907. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1931. Especializando-se em anestesia, com aprimoramento na Inglaterra. Trabalhou no Hospital das Clínicas, exercendo vários cargos, dentre eles, o de superintendente pelo período de 11 de setembro de 1957 a 30 de janeiro de 1959.










Sylvio Alves de Barros
nasceu em 10 de maio de 1914, em Paris, França. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1938. Trabalhou, como estudante, na enfermaria de Cirurgia de Homens, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.  Ocupou vários cargos em instituições médicas como na 2ª Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina e o  Pronto Socorro do Hospital das Clínicas.  Autor de inúmeras publicações e trabalhos apresentados em congressos, exerceu o cargo de superintendente do Hospital das Clínicas de 1963 a 1966.








Gil Soares Bairão
em São Paulo, Capital,  em 7 de agosto de 1918. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 1943.  Ingressando no ano seguinte no serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas onde organizou a seção de Anestesia Experimental. Tornou-se professor titular e livre-docente em Farmacologia da Faculdade de Medicina. Fez parte do conselho de redação da Revista do Hospital das Clínicas e em 1961 foi nomeado diretor do Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas. Exerceu o cargo de superintendente do Hospital das Clínicas de 1966 a 1967.







Geraldo Silva Ferreira nasceu em 26 de outubro de 1913, em São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Exerceu o cargo de assistente médico da superintendência do Hospital das Clínicas em 1947, onde  em 1960, presidiu a comissão encarregada de organizar as atividades do Serviço Social do mesmo hospital. Foi   membro da Comissão de Coordenação da Revista do HC e   superintendente do Hospital das Clinicas de 1967 a 1971.









Oscar César Leite
nasceu em Itirapina, Estado de São Paulo, em 15 de novembro de 1928. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e  residência médica  na Clínica de Cirurgia do Hospital das Clínicas.
Administrador hospitalar formado, pela Faculdade de Higiene da Universidade de São Paulo participou do VII Curso Internacional de Metodologia de Radiosótopos, do Centro de Medicina Nuclear em 1965. Exerceu o cargo de  superintendente do Hospital das Clínicas de 1971 a 1979.








Primo Curti nasceu em São Paulo, Capital, em 6 de agosto de 1918. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1945. Trabalhou como médico assistente  no Serviço de Pronto Socorro do Hospital das Clínicas e  como preceptor do Serviço de Estagiários. Doutor e livre docente exerceu o cargo de  superintendente do Hospital das Clínicas de 1979 a 1983.











Guilherme Rodrigues da Silva nasceu em 10 de fevereiro de 1928. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia em 1953. Fez residência médica e especialização no Hospital das Clínicas, 1955-56, mestrado na Harvard University, School of Public Health, 1957-59 e   livre docência pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1961. Foi chefe do departamento de Medicina Preventiva, representante de autarquia no Conselho Universitário, representante da Congregação da Faculdade de Medicina e superintendente do Hospital das Clínicas de 1982 a 1985.








Vicente Amato Neto nasceu em São Paulo, Capital,  em 24 de julho de 1927. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se livre - docente em 1958  e  professor - titular em 1976. Foi diretor do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, chefe do Laboratório de Parasitologia do Instituto de Medicina Tropica, chefe do LIM 46, chefe da Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas, fundador da Casa da Aids e superintendente do Hospital das Clínicas de 1987 a 1992.








Antônio Carlos Gomes da Silva nasceu, em 23 de outubro de 1937. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1963. Foi médico residente no Hospital das Clínicas onde desempenhou inúmeras funções, dentre elas  de assessor técnico da superintendência. Foi professor assistente e doutor no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de  superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de 1992 a 1995.








Alberto Hideki kanamura
em São Paulo, Capital. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1976 especializando-se em Medicina Geral mediante Residência Médica no Hospital das Clínicas. Formado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pelo Proahsa–Programa de Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Faculdade Getúlio Vargas. Foi superintendente do Hospital das Clínicas de 1995 a 1999.









José D`Elia Filho, formou-se em engenharia mecânica, pela Universidade Mackenzie. Trabalhou na Metal Leve S/A, onde ocupou os cargos de: engenheiro de qualidade, chefe do Laboratório Metrológico, chefe do Departamento de Engenharia de Qualidade, pesquisador sênior, representante técnico em Saint Louis, Missouri, EUA, gerente de operações em Orangeburg, South Caroline, EUA. Fez mestrado em Rensselaer Polytechnic Institute em Troy, Nova York, EUA. Trabalhou na Motores Diesel e foi diretor geral da Baxter International em São Paulo. Foi superintendente do Hospital das Clínicas de 1999 a 2002.







 

OS NOMES DAS  RUAS, AVENIDAS,  E INSTITUTOS:

Doutor Arnaldo, Avenida: Arnaldo Vieira de Carvalho. Médico. Destacou-se como diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pois foi responsável pelas reformas e ampliações nos serviços assistenciais. Fundou e foi o primeiro diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo. Renovou os métodos cirúrgicos com a prática da gastrectomia.











Oscar Freire, Rua:  Oscar Freire de Carvalho, médico baiano, instalou a disciplina de Medicina Legal em São Paulo. Fundou a Sociedade de Medicina Legal e Criminologia e a Sociedade de Educação e Ensino. Deixou numerosos trabalhos no ensino de perícias.O Prédio da Medicina Legal, projeto de Ramos de Azevedo, ganhou o nome de Instituto Oscar Freire, em homenagem ao primeiro Professor.










Rebouças, Avenida: Antonio Pereira Rebouças Filho nasceu na cidade de Cachoeira, Bahia, em 13 de junho de 1839. Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, pela Escola Militar, especializou-se em construção de estradas de ferro e portos marítimos na Europa. Trabalhou, no Brasil, em projetos como a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.











 Teodoro Sampaio, Rua:  Theodoro Fernandes Sampaio nasceu em Santo Amaro, Bahia, em 7 de janeiro de 1855. Engenheiro formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro trabalhou no Porto de Santos, na construção da Estrada de Ferro da Bahia. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e fundador do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo.











Dr. Ovídio Pires de Campos, Rua:  Ovídio Pires de Campos nasceu em Tatuí, Estado de São Paulo, em 8 de maio de l884. Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde fez os quatro primeiros anos, transferindo-se, posteriormente, para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formou em 1905. Em fevereiro de 1914 foi nomeado substituto da cadeira de Fisiologia da Faculdade de Medicina de São Paulo e em 1915 tornou-se professor catedrático. Fez escola na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Foi diretor da Faculdade de Medicina de São Paulo.







Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, Avenida nasceu em Capivari, Estado de São Paulo, em 16 de fevereiro de 1902. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.  Foi diretor do Sanatório Aimoré, em Bauru, São Paulo e superintendente do Hospital das Clínicas de 1944 a 1958. Exerceu outros cargos como: assessor técnico do serviço social do Jockey Clube de São Paulo, diretor assistente do Hospital São Joaquim da Real Beneficência Portuguesa de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Hospitais e colaborador nos Laboratórios Fontoura.







Instituto de Ortopedia e Traumatologia "Francisco Elias de Godoy Moreira":
 nasceu em Itatiba, Estado de São Paulo, em 8 de novembro de 1899. Formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo. Doutorou-se na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo,  obteve  o título de docente-livre na mesma Faculdade e no ano seguinte, ascendeu a cátedra. Foi o idealizador, construtor e o primeiro diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.









Instituto da Criança "Pedro de Alcântara Marcondes Machado":   Pedro de Alcântara Marcondes Machado nasceu em São Paulo, Capital, em 1 de maio de 1901. Formou-se, em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1924.   Em 1935, prestou concurso para livre-docente da Clínica Pediátrica Médica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi fundador da Escola Paulista de Medicina e em 1938 assumiu a cátedra de Clínica Pediátrica e Higiene da Primeira Infância da mesma escola. Obteve a cátedra de Clínica Pediátrica e Puericultura da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.






Instituto de Psiquiatria "Antônio Carlos Pacheco e Silva" :  Antônio Carlos Pacheco e Silva nasceu em São Paulo, Capital, em 29 de maio de 1898. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Organizou o Laboratório de Biologia e Anatomia Patológica do Hospital Juquerí e dirigiu  em 1923 o Pavilhão de Menores anormais. Participou ativamente na implantação do hospital psiquiátrico no Hospital das Clinicas. Foi presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e participou em 1972 da fundação da Revista de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.







Instituto "Adhemar Pereira de Barros":   Adhemar Pereira de Barros nasceu em Piracicaba, Estado de  São Paulo, em 22 de abril de 1901. Formou-se em Medicina,  pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Fez a residência médica na Universidade Popular de Berlim, Alemanha. Em 25 de abril de 1938  interventor federal do Estado de São Paulo até 1941. Construiu muitos hospitais, entre eles o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi prefeito em 1957  e em 1962, governador do Estado de São Paulo em 1957 e em 1962.








Instituto dos Ambulatórios "Geraldo Silva Ferreira":  Geraldo Silva Ferreira nasceu em 26 de outubro de 1913, em São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo. Formou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de assistente médico da Superintendência do Hospital das Clínicas em 1947, presidindo em 1960 a comissão encarregada de organizar as atividades do Serviço Social do mesmo hospital e   membro da Comissão de Coordenação da Revista do Hospital das Clínicas. Foi  superintendente do Hospital das Clinicas de 1967 a 1971.







Benedicto Augusto de Freitas  Montenegro nasceu em São Paulo, Capital, em 7 de abril de 1888. Formou-se pela Faculdade de Medicina de  São Paulo tornando-se cirurgião e professor universitário. Foi diretor da Faculdade de Medicina  e  presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de 1943 a 1947, quando deu início a construção dos Institutos de Ortopedia e Traumatologia e de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.










Instituto do Coração "Euryclides de Jesus Zerbini": Euryclides de Jesus Zerbini nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 7 de maio de 1912. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1935. Dedicou-se a Cirurgia Geral de 1935 a 1943 na Santa Casa de Misericórdia, no Sanatório Jaçanã e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tornou-se livre-docente em  1941 e  professor titular em 1969. Foi o idealizador e diretor do Instituto do Coração onde  realizou o primeiro transplante de coração no Brasil.







Antônio de Barros Ulhôa Cintra, formou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo em 1930, considerado um dos maiores mestres da Medicina Brasileira. Foi um dos principais responsáveis pela criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, em 1960. Foi nomeado reitor da Universidade de São Paulo – USP, em 1960, tendo contribuído também, na elaboração da lei de criação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e da Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu.

 

 

 

voltar

 

Direitos Autorais | Sobre o Portal | Intranet | Créditos | Estatísticas
Site melhor visualizado com resolução 800 x 600 pixels!
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - Cerqueira César - 05403-000 / São Paulo - Brasil
webmaster@hcnet.usp.br
Copyright © 1997. All rights reserved